QUEM SOMOS
A Congregação dos Servos da Caridade/Rede Guanelliana, cuja Casa generalícia tem sede em Roma, dedica-se à evangelização dos pobres, principalmente mediante as Obras de misericórdia a favor dos que são provados pelo sofrimento físico, moral e espiritual, e que, como o paralítico do Evangelho, podem dizer: “Não tenho ninguém” (Jo 5,7).
INSTITUCIONAL
"Revelar ao mundo o Amor providente e misericordioso de Deus pai, num clima de família, promovendo de forma integral a pessoa, particularmente as mais desprovidas, aplicando a pedagogia do Amor".
A Associação Servos da Caridade – ASC, fundada em 28 de junho de 1948, é uma pessoa jurídica da Congregação dos Servos Caridade – Província Santa Cruz – mantendo em sua estrutura organizacional escolas e obras sociais que visam à aplicabilidade do carisma guanelliano de forma sistemática, organizada e consciente da função de promotora dos direitos fundamentais. Quer seja na formação humana-pedagógica dos seus alunos, quer seja na assistência aos menos favorecidos.
Desta forma, sua organização jurídica, documentada no respectivo Estatuto Social encontra-se registrado no Cartório Especial de Títulos e Documentos de Porto Alegre/RS, no Livro A-3 de Pessoas Jurídicas, sob número 937, às fls. 35v. A atual Diretoria foi empossada em 27 de Maio de 2020, com os membros associados.
Rede Guanelliana no Brasil
Em 1947 a história do carisma de São luís Guanella chegou ao Brasil em Santa Maria-RS com dois coirmãos Servos da Caridade vindos da Itália e lançando em terras brasileiras as primeiras sementes da obra de caridade. Atualmente os Servos da Caridade estão presentes no Brasil em seis estados e o DF . Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Brasília
MEMBROS ASSOCIADOS