top of page
IMG_3530_edited_edited_edited.jpg

EDUCANDÁRIO SÃO LUIZ 

No mês de novembro do ano de 1947, teve iniciou uma obra guanelliana, em Porto Alegre, no bairro cidade Baixa, na rua Lima e Silva, nº 148, próxima ao centro da cidade, o Educandário São Luiz com o objetivo de acolher e dar assistência as crianças e adolescentes carentes.  Os padres guanellianos Carlos de Ambroggi e o superior geral padre Luigi Alippi iniciaram a sondagem da possibilidade de iniciar a Obra.  Chegaram ao Brasil, os padres   Roberto Paoletti, de Buenos Ayres e o irmão Pedro Banfi do Paraguai.

O Educandário passa a dar   assistência aos menores e adolescentes no regime de internato. No decorrer do tempo foram organizadas as oficinas de sapataria e tipografia (gráfica), para futuro encaminhamento profissional dos jovens que permaneciam no Educandário até os dezoito anos.

 O espaço era pequeno, buscou-se novas alternativas e em  pouco tempo   aconteceu o encontro do padre Carlos De Ambroggi com a senhora Lydia Moschetti, influente na sociedade porto-alegrense, e ela  apresenta o padre Carlos ao senhor Aloysio Brixner gerente da Sociedade Urbanizadora Mentz Ltda.                                                                                                                     

Durante o ano Santo de 1950, o senhor Aloysio foi para Roma, onde visitou as obras guanellianas e voltando ao Brasil, foi ao Educandário São Luiz, abrindo os braços em gesto significativo, exclamou “as quatro quadras da Urbanizadora, na Avenida Benno Mentz, são concedidas com a condição de iniciar imediatamente a construção do Educandário”.

Aos primeiros dias do mês de setembro de 1952 o ‘novo’ Educandário estava pronto. No dia 28 de outubro de 1952, na presença das mais altas autoridades eclesiásticas, civis, militares e diplomáticas, o novo Educandário São Luiz, foi solenemente abençoado pelo senhor arcebispo, Dom Vicente Scherer e aberta a porta principal pelo senhor governador Ernesto Dornelles.

No decorrer dos anos o Educandário São Luiz, situado na Avenida Benno Mentz, segue com as suas atividades na acolhida de crianças e jovens no formato de internato, orientados pelos Servos da Caridade no sistema preventivo de educação, inspirados em São Luís Guanella. No Educandário também funcionava a gráfica, onde muitos jovens aprenderam o oficio.

APOIO GUANELLIANO:

Passada a turbulência da Covid, temos hoje a tragédia da enchente no Rio Grande do Sul. A cidade de Porto Alegre, no mês de maio de 2024 foi muito atingida pelas águas do Lago Guaíba. O Educandário São Luiz abriu as portas acolhendo 54 famílias que perderam tudo na enchente. O trabalho de acolhida, cuidado está organizado pela coordenação geral dos padres, funcionários e voluntariado da comunidade do bairro Vila Ipiranga e do Colégio São Luís Guanella.

No acolhimento dessas famílias foi organizada rapidamente uma estrutura com os serviços de recepção, enfermaria, espaço para as pessoas acolhidas, no salão do Educandário, rouparia para organizar e distribuí-las, dispensa para os mantimentos, cozinha, equipe de limpeza. Todo esse trabalho realizado por pessoas voluntárias da comunidade, funcionários da casa, e religiosos da congregação.

Queremos manifestar um duplo compromisso: favorecer o crescimento da mentalidade e um clima social de respeito e acolhida das pessoas, como também do povo em situação de pobreza moral e material, expressando assim a solidariedade, pois seguimos os passos do fundador: “Não se pode parar enquanto houver pobres para socorrer”. São Luís Guanella nos deixou o legado.

CEBEG – Centro Brasileiro de Estudos Guanellianos

411158461_6936717606444424_2068467007159759193_n.jpg

No início dos anos noventa, devido as mudanças na sociedade civil e jurídica, surgem leis como o Estatuto da Criança e do Adolescente, ficou muito difícil manter o internato com tantas exigências sociais.  O Educandário muda o jeito de atuação, segue atendendo crianças e adolescentes nos turnos da manhã e tarde.​ Atualmente, ano de 2024, o Educandário conta com uma estrutura organizada com diretor geral padre Deoclésio Danielli, diretora pedagógica Rosangela Oliveira Vianna e mais quatro educadores sociais, funcionários de limpeza

e cozinha. São no total cento e trinta crianças atendidas no contra turno, todos fazem suas refeições diárias no Educandário.​ Desde a fundação do Educandário até os dias de hoje estimamos o atendimento social e educacional de mais de seis mil crianças e adolescentes em condição de vulnerabilidade social. Esses jovens foram e são assistidos pelos padres Guanellianos e equipe educativa, com a finalidade da promoção integral da pessoa, através de atividades pedagógicas, esportivas, espirituais e morais.​Na promoção de uma sociedade mais solidaria e fraterna no século XXI, dois episódios sociais nos desafiaram a ir ao encontro dos mais necessitados: o período da Covid, onde as famílias dos alunos do Educandário foram assistidas com cestas básicas e atendimento individualizado.

CRIANÇAS E ADOLESCENTE DE 6 ATÉ 15 ANOS
  • Crianças encaminhadas pelos serviços da proteção social especial: Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI); Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos; reconduzidas ao convívio familiar após medida protetiva de acolhimento; e outros;

  • Crianças e adolescentes com deficiência, com prioridade para as beneficiárias do BPC;

  • Crianças e adolescentes cujas famílias são beneficiárias de programas de transferência de renda;

  • Crianças e adolescentes de famílias com precário acesso a renda e a serviços públicos e com dificuldades para manter.

ATIVIDADE CURRICULARES
Espiritualidade
339964448_522288669890743_1036341950283292473_n.jpg

Oferece apoio emocional e psicológico, ajudando as pessoas a encontrarem sentido e propósito em suas vidas. Promove a resiliência e a esperança em momentos de dificuldade, contribuindo para a saúde mental e o bem-estar geral. Além disso, incentiva a solidariedade e a compaixão, fortalecendo laços comunitários e promovendo um ambiente de apoio mútuo.

55738289_2103959573053609_8085903158859005952_n.jpg
Judô e Jiu-jitsu

Oferece múltiplos benefícios. Fisicamente, ambos melhoram a força, flexibilidade, coordenação e resistência cardiovascular. Mentalmente, ajudam a reduzir o estresse, aumentam a concentração e promovem o bem-estar geral [...]

439343982_7443047545811425_5879212615932981278_n.jpg
Reforço Escolar

Ele melhora o desempenho acadêmico ao proporcionar atenção personalizada e esclarecer dúvidas específicas. Ajuda a desenvolver melhores hábitos de estudo e aumenta a compreensão das matérias, o que fortalece a autoconfiança dos alunos. Além disso, promove a disciplina e a organização, essenciais para o sucesso escolar.

335582296_765330735242052_5155932198605852298_n.jpg
Capoeira

Promove inclusão social, integrando pessoas de diferentes origens e fortalecendo a coesão comunitária. Melhora a saúde física, aumentando força, flexibilidade e coordenação. Ensina disciplina, respeito e responsabilidade, essenciais para o desenvolvimento pessoal. Valoriza a cultura afro-brasileira, promovendo orgulho e identidade cultural.

CONDIÇÕES E FORMAS DE ACESSO:

CONDIÇÕES: Usuários territorialmente referenciados aos CRAS.

FORMAS DE ACESSO

  • Por procura espontânea;

  • Por busca ativa;

  • Por encaminhamento da rede socioassistencial;

  • Por encaminhamento das demais políticas públicas

PERÍODO DE FUNCIONAMENTO:

  • PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 06 A 15 ANOS: Atividades em dias úteis, em turnos diários de contra turno escolar.

Endereço

R. Nicolau Coelho, 58 - Vila Ipiranga, Porto Alegre - RS, 91380-170

Contato

Horário de Funcionamento

Seg - Sex

7h30min – 16h50min

bottom of page